"Ana Cláudia Crista, operária fabril, de 22 anos, vive no Bairro da Marinha, em Espinho, uma das zonas apontadas como das mais carenciadas do concelho. Apesar do pai até gostar de livros, a leitura nunca fez parte do rol de prazeres da jovem. No entanto, quando há dois meses nasceu a Inês, tinha já por objectivo que a sua filha tivesse tudo o que de melhor lhe pudesse dar. O que nunca pensou é que dos primeiros brinquedos da menina constasse um livro, "O sonho da Mariana", de António Mota. A pequena Inês foi, no entanto, apenas a primeira. É que a ta, e que a bebé o recebesse das mãos do presidente da Câmara, José Mota, durante a inauguração da biblioteca da Escola EB1 da Quinta da Marinha, realizada ontem.
Câmara de Espinho, numa parceria com a Associação de Professores de Português, vai oferecer idêntico presente a todas as crianças nascidas de Julho para cá e às que virão a nascer até ao final do ano e que forem registadas no concelho. Além do livro, o presente engloba ainda um guia para os pais sobre a importância de se ler aos bebés e uma pequena almofada. E para o receber basta que os pais da criança a registem na Biblioteca Municipal de Espinho. Trata-se do projecto "O meu brinquedo é um livro", ao qual Espinho é 55º município a aderir e o objectivo é promover a leitura literalmente desde o berço.
Promover a leitura é, aliás, o objectivo maior da nova biblioteca, a primeira do Bairro da Marinha e a primeira numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico em Espinho. Com as portas viradas para a rua, a ideia é abrir o novo espaço, não só aos alunos da escola, mas à comunidade. A obra esteve a cargo da autarquia e obrigou a um esforço financeiro de 65 mil euros. O Estado contribuiu com cerca de nove mil, gastos em equipamento e livros.
Este foi, no entanto, apenas mais um passo dado na construção da Rede de Bibliotecas de Espinho. Na próxima sexta-feira, às 21.30 horas, será inaugurado o pólo da Biblioteca Municipal no edifício da Junta de Freguesia de Paramos, e com direito a uma sessão de poesia a cargo do grupo "O contador de histórias". A biblioteca que se seguirá será a da Escola EB1 nº2 de Espinho.
José Mota, aproveitou ainda para adiantar que, no que se refere à ambicionada biblioteca municipal, actualmente em espaço provisório, tudo estará pronto para se avançar para a sua construção. Ou seja, o projecto deverá ser em breve lançado a concurso." Natacha Palma
Fontes: Texto- Jornal de Notícias - 10/10/006 Imagem
Etiquetas: Bibliotecas e Sociedade, Bibliotecas Escolares, Livros e Leitura, Promoção da Leitura |